segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Palmeira de Deborah [1]


         Por Moisés Cordovero
Rabino Moshe ben Yaakov Cordovero (1522 - 1570), também conhecido pelo apelido de "o Ramaq é um dos maiores cabalistas do judaísmo. Sua obra mais conhecida, A Palmeira de Deborah, oferece um método passo-ten referente aos dez sefirot , para ajudar o crente na sua imitação de Deus.

 Este pequeno tratado é muitas vezes organizadas pelos textos "ética" do judaísmo, mas também expõe vários princípios fundamentais do pensamento cabalista.
Resumo da estrutura
Capítulo I: O Treze Atributos de Misericórdia
Capítulo II: Segredo da Coroa  Suprema
Capítulo III: Como ter a sabedoria?
Capítulo IV: Noções básicas sobre como adquirir?
Capítulo V: Como adquirir o bem?
Capítulo VI: Como adquirir o Poder?
Capítulo VII: Como adquirir a beleza?
Capítulo VIII: Como adquirir o Resistência?
Capítulo IX: Como adquirir a soberania?
Capítulo X: Árvore do Mal
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Capítulo 1: O Treze Atributos de Misericórdia
É conveniente que o homem para imitar o seu Criador, como ele em imagem e semelhança, o segredo da beleza suprema. Devido à imagem e semelhança são atos Supremo em semelhança de homens confinados a aparência do corpo e não desta forma atos avilta. O homem que se aproxima da forma do corpo só, é dito: "Uma bela forma cujos atos são feios. "Para que valor pode haver em algo semelhante a um os membros do corpo humano para formar o Supremo suas ações não têm semelhanças com as do seu Criador? Portanto, é adequado para os humanos imitarem as ações da Coroa Suprema, que são as treze maiores atributos da misericórdia que alusões são os versos:
Qual é esse Deus como Tu, que traz a iniqüidade
E passa a transgressão dos restos mortais de seu legado?
Ele não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na misericórdia.
Ele voltará a ter compaixão de nós;
Ele vai amolecer nossas iniqüidades;
E Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar
Você mostra lealdade a Jacob, mercê a Abraão
Como juraste a nossos pais, desde tempos antigos.
Assim, é conveniente que estas treze atributos, que vamos discutir agora, são encontrados em seres humanos.
I. Qual é esse Deus como você?
Isto refere-se ao Santo, bendito seja Ele, como um paciente que suporta o insulto, rei de uma forma além da compreensão humana. Veja porque, sem dúvida, não há nada que está escondido de Sua providência. Além disso, não há momentos em que o homem não é alimentado e não por força do poder divino que flui nele.Daqui resulta que nenhum homem jamais pecados contra Deus sem o influxo divino corre para ele neste momento preciso, permitindo que ele existe e mover seus membros. Apesar do fato de que ele usa para o pecado, que o poder é o afastou de qualquer maneira. Mas o Santo, Bendito seja Ele suporta esse insulto e continua a dar-lhe o poder de mover seus membros, mesmo se ele usa o poder neste momento para o pecado eo mal ofensivo para o Santo, bendito seja Ele, que No entanto, tolerada. Você não diz que Ele não pode segurá-la bem, Deus me livre, porque é o poder dele, o tempo que leva tempo para dizer "a palavra" para murchar a mão ou o pé pecador, e ele deu a Jeroboão. E enquanto ela estiver em seu poder para parar o fluxo divino - e Ele poderia ter dito: "Se você pecar contra mim, fazê-lo com seu próprio poder, não meu" - ele não se retirar, porque Sua bondade do homem, suportando a afronta, derramando o Seu poder e atribuição de Sua bondade. Isto está a ser insultado e apoiou o insulto além das palavras. É por isso que o anjos referem-se ao Santo, bendito seja Ele, como o "Rei do paciente." Esse é o significado das palavras do profeta: "Quem é esse Deus como você? "Isso significa:" Você, o bom e misericordioso de Deus é com o poder da vingança e do teu crédito, apesar de tu ser paciente e suportar os insultos até o homem se arrepende: 'Contemplai esta Sob esse homem deve ser o seu, isto é, ser paciente e permitir que ele seja ofendido a esse ponto ainda, não recusar a sua bondade para com os destinatários.
II. Quem suporta a iniqüidade
Isso é maior do que a qualidade anterior. Para um anjo destruidor é criado a cada vez que um homem peca, como nos ensina: "Quem comete o pecado é vencido um perseguidor de si mesmo," que está diante do Santo, Bendito seja Deus dizendo: "Isso, me criou". Uma vez que nenhuma criatura pode existir sem o fluxo de energia divina, como o anjo destruidor pode existir e estar diante Dele? Isso seria verdadeiro se o Santo, bendito seja, disse: 'Eu não nutrem o anjo destruidor, ele vai para quem fez para o seu sustento ". Se ele disse isso, o destruidor, descem imediatamente aproveitar a alma do pecador ou removê-lo, ou o pecador terá de expiar sua ofensa, criando o destruidor de punição adequada até que seja reduzida a zero. O Santo, Bendito seja Ele não se comporta bem. Ele suporta o pecado e resiste. Ele se alimenta e nutre o destruidor como o fez para o mundo, até que uma dessas três coisas acontecem; é o pecador se arrepende e põe fim ao anjo destruidor pela severidade da penitência que inflige. Juiz ou apenas reduzida a nada no sofrimento ou morte causando destruidor sobre o pecador. Ou pecador desce ao inferno para pagar sua dívida.
Este é o significado do lamento de Caim : "Meus pecados são grandes demais para ser usado", interpretada pelos nossos Rabinos de memória abençoada com: "Você está usando (ou seja, você alimenta e sustenta) o mundo ; é o meu pecado é tão pesada que você não pode usá-lo (isto é, a sustentar-me até me arrependo)?
Esta é a mais alta qualidade de tolerância, Ele alimenta e sustenta a pobre criatura gerada pelo qual um homem deve aprender até que ele se arrepende.Que um homem deve aprender o grau de paciência em suportar o jugo de seu vizinho, e os males causados ​​pelo seu vizinho, mesmo quando estes males ainda existentes. Assim que, mesmo quando sua ofensa vizinho, ele suporta até que o erro seja corrigido, ou até desaparecer por sua própria iniciativa e assim por diante.
III. E passa a transgressão
Esta é uma grande qualidade. Para o perdão dos pecados não é concedido por um deputado, mas pela mão do Santo, bendito seja Ele, a si mesmo. Assim está escrito: "Pois em Ti está o perdão". Perdão, uma vez que lava os pecados. Assim está escrito: "Quando o Senhor tiver lavado a ousadia das filhas de Sião". E também está escrito: "E eu espalharei água pura sobre vós". Este é o significado de "E através da violação ': Ela derrama água limpa para lavar seus pecados. O homem também deve se comportar como tal. Não deveria dizer, 'Eu vou recuperar o que o outro tem pervertido ou é o resultado de seu pecado? "Ele não deveria falar assim. Pois, quando os pecados do homem, o Santo, Bendito seja Deus, a si mesmo (e não um membro) retifica o pecado e lavar a mancha. Para isso, pode-se aprender a profunda vergonha do pecado, porque o Rei é obrigado a lavar as roupas sujas.
IV. Seu legado permanece de
Veja como o Santo, Bendito seja Ele se comporta em relação a Israel:? Ele disse: 'O que posso fazer para Israel, porque eles são meus parentes com quem tenho uma relação na carne " Porque eles (a comunidade de Israel) é a esposa do Santo, bendito seja. É chamado de "Minha filha, irmã'',''Minha mãe", como nossos rabinos de memória abençoada disseram. Está escrito: 'Israel, as pessoas próximas a ele "(literalmente relacionado a ele), porque são seus filhos. É por isso que o verso diz "Seu legado She'erith '- basar o termo" she'er (relação carne).Porque aconteça o que acontecer, elas são seu legado. Deus disse: 'O que posso fazer para puni-los, porque a sua dor será minha "? Como está escrito: "Em todos os seus problemas, ele estava angustiado". A palavra Lo ('It') é escrito com um alef (significando que nenhum). Para estender seu sofrimento para mais alto Wonder, e quanto mais o Duas Caras que a Providência divina se concentra. LO ea palavra é lida com um vav (que significa "Ele"). Está escrito: "E sua alma estava triste com a miséria de Israel". Para Ele não pode suportar a sua dor e infelicidade porque são she'erith da sua herança.
Foi assim com os vizinhos. Todo Israel é conectada a um outro, porque suas almas estão unidas e em cada alma é uma parcela de todos os outros. É por isso que executar uma infinidade de mandamentos de Deus não podem ser comparados com os poucos que o fazem, porque o povo tem a força combinada.É também a razão para a explicação do rabino, como contado no top ten na sinagoga tinham recebido um igual para aqueles que vêm mais tarde, mesmo os retardatários são cem. O número cem é literal, pois as almas dos dez primeiros estão unidos em sua própria alma. Por esta razão, enquanto Israel é a segurança um do outro, uma vez que cada um tem, literalmente, uma parte de todos os outros, e quando um judeu pecados, ele não age apenas contra a sua própria alma, mas a parte que contras todos os outros têm nele. Disto se segue que seu vizinho é um encargo para esta parte.
E uma vez que todos os judeus são ligados uns aos outros, é justo que um homem deseja o bem-estar de seu vizinho, ele olha com bons olhos a boa fortuna de seu vizinho, e que a honra de seu vizinho é tão caro como o seu, porque ele e seu vizinho é um. É por isso que somos ordenados a amar o nosso próximo como a nós mesmos. É conveniente que um homem deseja o bem-estar do seu próximo, nem falar mal dele, ou não querem um mau acontecendo com ele. Assim como o Santo, Bendito seja Deus, desejos ou o nosso desagrado, nem o nosso sofrimento, porque somos Sua família, um homem não deve desejo de ver o malsuceder seu vizinho ou seu vizinho ver sofrer ou ser humilhado . E estas coisas deveriam causar-lhe a mesma dor que ele foi vítima. Isso vale também para a boa fortuna de seu vizinho.
V. Ele não retém a sua ira para sempre
É outra qualidade divina, que, mesmo quando o homem continua a pecar contra Ele, o Santo, bendito seja, não persistem em reter a sua ira, e mesmo se não para sempre, Ele permite a sua ira a diminuir, mesmo quando o homem não se arrepende, como vemos nos dias de Jeroboão, filho de Joás, o Santo, bendito seja restabelecida na fronteira de Israel. Apesar de serem adoradores de bezerros sem arrependimento, Ele teve pena deles. Por que Ele tenha misericórdia sobre eles? Devido a esta qualidade não retém a sua ira para sempre. Em vez disso, ele permite que sua ira perder a sua força e que o pecado ainda existe, Ele não castiga, mas ainda espera, com compaixão, arrependimento do homem. Assim está escrito: "Pois eu não irão sofrer para sempre, nem me guardar rancor," Para o Santo, bendito seja Ele mostra a gravidade ea afeição por Israel, para o lucro .
Esta é a qualidade que um homem deve fazer o seu próprio quando se lida com seu vizinho ou seus filhos, e não deve persistir na sua repreensão, ou permanecer na sua ira, mas para acabar com ela e não segurar a raiva para sempre. Isso se aplica mesmo quando a raiva é permitido: por exemplo, no caso descrito pelos rabinos no verso: "Quando você vir o jumento de teu inimigo ...» explicam que esta inimizade refere-se ao homem que vê seu próximo comete um pecado, mas quando não há outras pessoas presentes, de modo que possa ser provada perante o juiz de Direito. Neste caso, é admissível a odiar o pecador para o crime que ele cometeu, mas, no entanto, a Torá diz: AZOBH TA'AZOBH «IMMO" ("Você certamente pode ajudar"), explicada pelos rabinos: "Você pode colocar de lado o que está em seu coração". É um dever religioso para encorajá-la com amor, e talvez esta abordagem terá sucesso com ele. A qualidade muito que se disse: 'não retém a sua ira para sempre ".
VI. Porque Ele tem prazer na misericórdia
Veja, eu já argumentei que existem anjos em um palácio celestial, cuja função é receber o mesmo tipo feito pelo homem, e quando a qualidade da justiça divina não gosta de Israel, estes anjos levam imediatamente à bondade o Santo, Bendito seja Deus que tem misericórdia de Israel, porque tem prazer na misericórdia.Mesmo quando eles são culpados, Ele tem misericórdia deles, se eles são simpáticos uns com os outros. Como ele estava no momento da destruição do Templo, quando disse a Gabriel: "Vai por entre as rodas". Como Gabriel é o príncipe da justiça e poder, e foi dada permissão a ele para receber o poder do juiz de rodas, sob os querubins, o fogo do altar - ou seja, a decisão o poder da soberania - de modo que a força de decisões torna-se tão forte que ele busca apenas para destruir, para exterminar a semente de Israel, porque eles mereciam aniquilação. Mas está escrito: "E apareceu nos querubins uma semelhança de mão de homem debaixo das suas asas". O Santo, bendito seja Ele, disse a Gabriel: "São coisas boas uns aos outros, mesmo se eles são culpados, eles podem ser salvos e ter um atraso". A razão é que Ele se deleita na misericórdia.Ele se deleita na misericórdia de que Israel é o um para o outro, e se lembra desse aspecto, mesmo quando eles são culpados de um outro ponto de vista. Por conseguinte, é conveniente que o homem iria endossar essa qualidade. Mesmo quando provocado ou ofendido, se a ofensiva tem seus pontos positivos, é bom para os outros ou que ele tem outra qualidade que deve ser suficiente para amolecer a sua ira, de modo que o seu coração estar satisfeito com ele, e se alegrou com a bondade que ele faz. E ele deveria dizer: 'Eu só tenho que esta bem ". Ainda mais com as esposas, como o Rebe disse: "É suficiente que eles estão criando nossos filhos e nos salvar do pecado". Por isso, deve dizer com relação a todos os homens: "Eu só bondade ele mostrou para mim ou outro homem, ou ele tem essa qualidade." E ele deveria se alegrar com a misericórdia.
VII. Ele voltará a ter compaixão por nós
O Santo, bendito seja, não se comportam como seres humanos se comportam.Quando ele foi provocado, ele não pode amar alguém que tenha causado tal como antes, mesmo quando foi aplacada. Mas a visão de Deus, o pecador arrependido tem um estatuto superior ao homem que nunca pecou. Este é o significado do ensinamento dos rabinos que diz que o local onde fica o penitente, o perfeitamente justo não pode subsistir. A razão foi explicada pelos rabinos no capítulo «Ele que construiu", que afirmou que a carta Hey é moldada como uma exedra, de modo que todos aqueles que queiram perder por diante. Ou seja, o mundo foi criado através da carta Ei, o Santo, bendito seja Ele, criou o mundo abriu no sentido do pecado e do mal. Como o Exedra, o mundo não está completamente fechada, mas aberta no sentido do mal. Portanto, quem quiser errar, não precisamos nos voltar para os sentidos, onde não há pecado ea iniqüidade por onde entra a província de pessoas de fora. Mas hey será aberta no canto superior esquerdo de modo que, se o pecador se arrepende, ele pode voltar a ser recebido. O Talmud pergunta: "E por que ele deveria entrar pelo mesmo caminho pelo qual ele é liberado"? ea resposta é: 'Este não terá qualquer efeito ", o que significa que o pecador arrependido não pode ser simplesmente cercado de pecado, como é perfeitamente justo. Para uma cerca pequena é suficiente para agir como uma barreira contra o pecado para aqueles que não pecaram.Mas tal barreira não seria suficiente para o penitente. Ela exige novas barreiras e difícil. Para a pequena cerca foi cruzado e se ele tenta se aproximar neste sentido, sua inclinação ruim vai encontrar mais fácil para você tentar. Ele precisa ser muito longe do pecado. Conseqüentemente, ele não pode entrar através da abertura do Exedra onde ele está aberto. Ele deve subir para entrar pela estreita abertura, está atormentando e humilhante até as violações foram curados. Portanto, o justo não pode suportar o mesmo lugar que os penitentes. Porque eles não vieram pela porta dos justos, mas eles são atormentados, passando pela porta superior. Eles estão mais profundamente mortificado e separados do pecado que tenham sido justo. Elas são montadas a ser realizada no grau de Hey espiritual - isto é, o palácio quinta no Jardim do Éden, que é o teto Hey, enquanto só vim Hey abertura à entrada do Exedra.
Assim, quando um homem se arrepende - e isso significa que restaura Hey seu devido lugar - não é só até o amor de Deus, mas que o amor cresceu mais e mais.Este é o significado de: Ele voltará a ter compaixão de nós: Ele aumentará sua misericórdia a Israel e aperfeiçoando e trazendo-os para mais perto Dele.
Assim, um homem deve se comportar para com o próximo. Não se deve alimentar o ódio da sua ira passado, mas quando ele vê o seu vizinho quer amar, ele deve mostrar um maior grau de bondade e amor do que antes. Ele deve dizer: 'Olha, ele é comparado com os penitentes em locais onde o perfeitamente justo não pode ficar ". E isso deve incentivar muitos mais que aqueles que são perfeitamente correto, ou seja, aqueles que não têm ofendido.
VIII. Ele vai amolecer as nossas iniqüidades
Eis que o Full, Bendito seja Ele se comporta desta maneira em relação a Israel.Porque, veja, são os preceitos divinos, como se estivessem brotando, atira as limitações de seu dardo 'sem fusão para entrar em Sua presença abençoada.Pecados, no entanto, não têm entrada lá, Deus me perdoe, mas suaviza-los para que eles não podem entrar. Como está escrito: "O mal não pode ficar com você" - o mal não pode habitar em tua casa. Se assim for, então o pecado não pode entrar na presença de profundidade. Portanto, não há recompensa neste mundo para fazer uma boa ação, porque as ações são boas na Sua Presença, e como ele pode dar a recompensa espiritual, que é a Sua presença em um mundo material? Olha, o mundo não é digno de um único ato bom e felicidades espirituais.
Também por esta razão, não aceita que as boas obras são subornados. Por exemplo, o Santo, Bendito seja Ele não diz: 'Ele fez quarenta boas ações e dez pecados cometidos. Dez anulam mutuamente, deixando trinta boas obras, "Deus me livre. Mas mesmo um homem perfeitamente apenas quem comete um único pecado é visto aos olhos de Deus como alguém que queima toda a Torá, até que a dívida é paga, após o que receberá a recompensa de seus atos bons. É uma gentileza que o Santo, bendito seja, dá o mesmo: Ele não vai reduzir os bons atos, porque eles são muito preciosos na Sua Presença montante abençoado. Como então ele pode reivindicá-los para os pecados que alguém comete? Para o deserto do pecado é uma parte do inferno, o que é desprezível. E a recompensa das boas ações é a glória dos estimados Shekhinah . Como estes podem deduzir-se destes? Mas o Santo, bendito seja Ele alega que a dívida do pecado e lhe dá recompensas por todas as boas ações. Este é o significado de: Ele vai amolecer as nossas iniqüidades, os nossos pecados são substituídos na sua presença como boas ações de existir, mas suaviza-los para que eles não subir e não pode entrar. Embora a sua providência estende a todos os caminhos do homem, bom e mau, ele não amolecer menos boa, mas ela floresce e boa ação é adicionado ao ato que o bem até um edifício a ser construído por eles e um Hon vestido. Mas os pecados não têm essa propriedade, mas suaviza-los, então eles nunca terão sucesso ou a entrar na sua presença profundidade.
Essa qualidade também, o homem deve fazer sua própria e não amolecer bem como o seu vizinho fez, e lembre-se do mal que foi feito. Em vez disso, ele deve suavizar o mal, esquecê-la e julgá-lo, de modo que o mal não permanecer nele.Mas enquanto o seu vizinho estava sempre à espera de ser indiciado antes dele e ele deve se lembrar que bom por isso prevalece sobre todos os atos que o vizinho fez. E não deve deduzir o seu coração: "Se ele se sentiu bem, ele também se comportaram mal para mim, 'para que a propriedade seja esquecido. Ele não deveria fazer isso, mas o mal que seu vizinho lhe disse que ele deve se permitir ser apaziguada de todas as maneiras possíveis. Mas o bom nunca devem ser removidos da vista e deve esconder os maus, enquanto ele pode, como o Santo, bendito seja, amolece a iniqüidade, como expliquei.
IX. E Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar
É uma boa qualidade do Santo, bendito seja. Porque, veja, quando Israel pecou, ​​Ele os entregou nas mãos do faraó. Mas quando eles se arrependeram, por que ele de Faraó ser punido? ou Sennacharib ou Haman ou o outro? O Santo, bendito seja, não basta dizer, 'porque se arrependeram seu mal não aconteça mais, mas o Faraó e Haman ou Sennacharib serão removidas a partir deles. " Este não é o suficiente, mas o castigo de repatriamentos Hamã para sua própria cabeça, e é a mesma coisa com o Faraó e com Sennacharib. A razão para este tipo de providência é, de acordo com o segredo: "E o bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para um país que é removido". O significado é que o bode exerce os seus pecados. Agora, é realmente difícil de entender. A cabra poderia ser se Israel pecou? Mas a idéia aqui é: o homem confessa o seu pecado, sua intenção de ser para se purificar por confessar. Como David disse: 'Lava-me profundamente da minha iniqüidade ". Assim, também, a nossa oração: "Purga o pecado persistente na compaixão". Ele reza para que a punição é leve para não interferir com o estudo da Torá. Portanto, a oração continua: «No entanto, não pela aflição dolorosa". Também pretende quando diz:. 'Mas você só comparado a tudo o que vem a mim " Ele congratula-se com o sofrimento, para encontrar a expiação, pois há pecados que só o sofrimento ou a morte podem ser servidos. E assim é decretado. O Zohar explica que Pekude, após a confissão dos pecados tornar-se parte de Samael como a cabra. Qual é essa parte? Que o Santo, bendito seja, os decretos sobre o sofrimento do pecador arrependido, o que Samael aparece imediatamente para reclamar a sua dívida. Israel se tornar tão puro, porque o cabra leva seus pecados, porque o Santo, Bendito seja Deus, deu-lhe permissão para reivindicar a sua dívida. Bendito seja Ele, deu-lhe permissão para reclamar a sua dívida. E a razão é que o Santo, Bendito seja Ele, decretou que no seu mundo, quem faz isso perde a sua identidade. É por isso que as Escrituras dizem: '. E o animal pode ser morto " Tão bem, considerando-se a pedra com a qual o comando para a pedra do criminoso é executado ea espada com a qual a execução é concluída. Eles devem ser enterrados para cancelar a sua existência e poder, depois que a justiça havia sido feita. Da mesma forma, devemos entender o segredo da imagem de Nabucodonosor. Israel foi entregue nas mãos do rei da Babilônia - "Sua cabeça era de ouro". Esta cabeça foi espancado e entregue nas mãos dos persas, que foram: ". Seios e braços de prata" E assim é despossuídos por um reino um reino, até que Israel está aos pés da imagem - "em parte de aço e em parte de barro," Qual será o final bom? Eventualmente, o Santo, bendito seja, apresentará um relatório ao e executar os seus juízos sobre eles. Como está escrito: 'Eu esgotei minhas flechas sobre eles "-" Minhas flechas estão esgotados, mas Israel não vai se esgotar ". "Assim foram as de aço, barro, cobre, prata e ouro." Veja, como está escrito: "imagem marcante em seus pés" - nada restava da imagem, com excepção dos seus pés como a cabeça, ombros e estômago foram retirados e destruídos seu poder . No entanto, no final, 'Eles estavam em pedaços juntos. " Porque o Santo, bendito seja, destina-se a ressuscitar o ímpio Samael e que se comporta como ele faz, e Ele irá executar os seus juízos sobre eles. Este é o significado de: e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar é: Você vai lançar Sentença sobre o poder daqueles descritos como "as profundezas do mar" - "Mas os ímpios é como Qua problemas: porque ele não pode descansar, e suas águas rejeitar o lodo e lama ". Esses caras são bandidos que fazem julgamentos sobre Israel, e cujas ações vai voltar em suas próprias cabeças. A razão é que, quando Israel seja punido, o Santo, Bendito seja Deus se arrepende do que aconteceu antes, e fez pedidos em nome de sua vergonha. E não só isso, mas: "Eu estava um pouco irritado e isso ajudou para o mal".
Esta qualidade, um homem deve fazer o seu próprio. Mesmo que seu vizinho é esmagado pelo sofrimento como resultado de seus pecados, ele não deve ser odiado, porque "depois que ele caiu em desgraça, ele é como seu irmão." Ele deve acolher aqueles que sofrem e são punidos, e tenha misericórdia deles. Em vez disso, deve salvá-los de seus inimigos e não deve dizer: "Seus sofrimentos são o resultado de seus pecados, mas ele deveria ter compaixão por ele, como explicado por essa qualidade.
X. Você vai mostrar a verdade a Jacob
Esta qualidade significa que o nome de Israel se refere a uma excelência especiais. Mas as pessoas comuns que não ir além da letra da lei são chamados de Jacó, porque eles agem apenas em conformidade com a verdade. O Santo, bendito seja, tem a qualidade de verdade que é consistente com estrita justiça e retidão. Para aqueles que se comportam de acordo com a verdade, o Santo, Bendito seja Ele, na verdade, tem compaixão e justiça.
Um homem, também, deve agir com honestidade e verdade ao seu próximo, não a justiça pervertido. Deve ser compassivo para com o seu próximo como a verdade, o Santo, Bendito seja Deus, tem compaixão por Suas criaturas que não são mais do que a média, segundo a refinar a qualidade da verdade.
XI. Desculpem-me por Abraão
Esses são os que vão para além da letra da lei, como fez Abraão, nosso pai. O Santo, Bendito seja Ele, também, se comporta em relação a eles além da letra da lei. Não invocar o poder da justiça, e se comporta em relação a eles não só com a retidão estrito, mas que vai além da letra da lei, como eles. Esta é a misericórdia para com Abraão. O Santo, Bendito seja Ele se comporta com a qualidade de misericórdia para com aqueles que se comportam como fez Abraão.
Esta qualidade, um homem deve fazer o seu próprio. Embora ele deve conduzir-se com a justiça, disciplina e justiça para com todos os homens, ela deve ir além da letra da lei quando se trata de bom e santo. Se somente poucos pacientes com outros homens, ele deveria ser extremamente paciente com a compaixão bom e santo, e mostrar para eles, indo além da letra da lei, ele segue para o outro os homens. Estas devem ser particularmente importante para ele, e amava muito, e eles devem ser amigos.
XII. Como Tu jurou a nossos pais
Há alguns que são indignas, mas o Santo, Bendito seja Ele tem misericórdia deles. A Guemará explica este versículo: "Eu vou ser generoso com aqueles que são cheias de graça", como o Santo, bendito seja, disse:. 'Este armazém é para aqueles que são indignos " Há um armazém por meio do qual o Santo, Bendito seja Deus, deu-lhes um presente que não ganhamos. Porque o Santo, Bendito seja Ele disse: 'Olha, eles têm o mérito dos pais. Eu fiz um juramento para os patriarcas, por isso mesmo que eles não são dignos, ele receberá a sua recompensa, porque são a semente dos Patriarcas que jurei. Vou guiar, então, e direciona-los até que eles melhorem. "
Assim, um homem deve se comportar. Mesmo quando ele encontra o mal, ele não deve se comportar mal para eles, ou insultar, mas tenho pena deles, dizendo: "Mesmo assim, eles são filhos de Abraão, Isaac e Jacob. Se eles não são dignos, seus pais eram dignos e justos, e aquele que traz desgraça para as crianças traz desgraça ao pais e eu não quero que os pais devem ser desprezados pelo meu preconceito ". E ele deve esconder sua vergonha e fazer tudo ao seu alcance para melhorá-los.
XIII. Dias de idade
É uma qualidade que o Santo, Bendito seja Deus, tem por Israel. Quando, por exemplo, o mérito dos pais chegou ao fim e eles não são dignos em si mesmos, o que é? Está escrito: 'Eu me lembro de você pelo carinho da sua juventude, o amor de seu casamento ". O Santo, Bendito seja Ele se lembra de todas as boas ações que foram cometidos desde o dia em que nascem, e todas as boas qualidades com as quais o Santo, Bendito seja Deus controla o mundo. De tudo isso, ele criou uma propriedade especial com o qual tenho pena deles. Esta qualidade engloba todos os outros como a Idra disse. Um homem também deve se comportar bem.Mesmo quando se pode encontrar nenhuma desculpa, como os mencionados, ele deve dizer: 'Olha, houve um tempo durante o qual eles não têm pecado. E naquele momento ou nos velhos tempos, eles eram dignos. " E ele deve se lembrar o bem que fizeram em sua juventude e recordava o amor que "aqueles que são desmamados do leite, aqueles que são retirados do peito." Nessa retirada, nenhum homem será encontrado destinatário indigno de bondade, nem digno de receber oração, e misericórdia.
Até o momento, foram expostas as treze qualidades pelas quais o homem se assemelha a seu Criador. Estas são as qualidades principais de misericórdia, e sua propriedade especial é que o homem se comporta como mostrar aqui, se ele é digno de abrir isso lá no alto. O influxo de cima como será como ela se comporta, e essa qualidade vai brilhar na terra. Então, não deixe que essas qualidades treze dos olhos longe do espírito e não deixe que o verso de distância da boca, por isso é um lembrete constante. E onde há oportunidade de exercer qualquer uma dessas qualidades, lembrou, dizendo para si mesmo: "Olha, isso depende da qualidade particular. Eu não vou mexer, por isso a qualidade não está oculto e deixa o mundo. "
Capítulo II: Segredo da Coroa Suprema
Para um homem como o seu Criador como o segredo da Coroa Supremo, ele também deve possuir muitas das principais qualidades da providência divina.
1) A qualidade de humildade incluem todos os graus, porque pertence à Coroa, que é o maior atributo. Ele não sobe nem exalta-se, pelo contrário, ele desce a olhar para baixo a qualquer momento. Há duas razões para isso. A primeira é que é vergonhoso olhar para sua origem, mas a causa de sua emanação continuamente procura dar a bondade como ela vê os que estão abaixo. Assim, o homem devia ter vergonha de olhar para cima com orgulho, mas deve sempre olhar para baixo, a fim de diminuir o máximo possível.
Esta qualidade depende principalmente da cabeça, para o homem orgulhoso levanta a cabeça, como a crosta do pobre homem. Olha, ninguém é mais paciente ou humilhar o Deus em Sua qualidade de coroa. Pois não há misericórdia, perfeito, antes que possa haver defeitos, Sin, Sentença, ou alguma outra qualidade que pode impedir que ele afunde com o sustento e bondade em todos os momentos. Assim, um homem deve se comportar de modo a que nenhuma causa pode impedi-lo de fazer o bem aos outros, e qualquer pecado ou erro de indignos indivíduos devem ser capazes de entrar e para impedir que fazendo o bem para todos quem dela necessitar, a qualquer momento e em cada momento.
Assim como Ele sustenta a ninhada de vermes de chifres de búfalo, sem desprezar qualquer criatura (como se Ele fosse a desprezar as Suas criaturas por causa de sua insignificância, não pode existir um momento), mostrando a bondade tudo, o homem deve ser gentil com todas as criaturas, não desprezes, de modo que até mesmo os mais insignificantes ou importantes para ele, e ele está preocupado. E ele deveria fazer bem tudo o que está precisando de carinho. A qualidade depende da Coroa, como chefe do segredo na íntegra.
2) Seus pensamentos devem ser como os pensamentos da Coroa. Bem como a sabedoria nunca deixa de ter bons pensamentos, e não permitir que o mal volte a misericórdia é perfeito e não há julgamento ou qualquer coisa grave aqui. Nesta mesma forma, o espírito do homem deve ser livre de qualquer coisa feia. E assim como ele concorda com o segredo da Sabedoria Celestial, a Torá pré-existentes, e não esconde a Torá está faltando lá, da mesma forma o homem deve voltar sua mente para um pensamento que não seja o Torá e da contemplação da majestade e bondade de Deus, e maneiras de fazer o bem e assim por diante. Em suma: nada de estranho ou negativa deve estar presente em seus pensamentos. Tal foi o nível elevado de Rabi Simeon e seu grupo. Veja como o rabino Simeão repreendeu o rabino José (Zohar, seção Vayakheil), quando ele quebrou um pedaço de seu pensamento sobre a Torá.
3) Sua cabeça deve haver alguma dureza, mas deve procurar, em qualquer momento na frente de Will, e ele deve estar feliz de aceitar todos. Mesmo quando ele encontra os provocadores, ele deve acalmar e os com ágio. À medida que a frente de Will e acalma repetidamente aceita os poderes divinos e perfeitos. Da mesma forma, o homem deve apaziguar aqueles cuja raiva prevalece, e deve guiá-los com boa vontade, com base na sabedoria de enfraquecer a sua ira, de modo que não exceda os seus limites e não causar danos Deus me livre.
Deve se comportar como a Vontade Suprema, que é da sabedoria maravilhosa na frente do antigo que aceita todas as criaturas. Também deve obter o poder de ser acordada com todas as criaturas. Como se alguma prova difícil para os homens, não vai ter sucesso na qualidade de aceitação. Esta é a razão para o ensino da Mishná que uma em mente de que seus seguidores estão felizes, o espírito do Todo presente é divertido.
4) Que os seus ouvidos estão sempre abertos para ouvir o bom, mas que o relatório ruim ou feio é proibido de entrar, como o segredo do Supremo ouça, para não chorar de julgamento ou de incapacidade de falar é ruim autorizados a entrar.Da mesma forma, ele deveria ouvir coisas boas e úteis, e as coisas que estão disponíveis raiva não deveriam receber a ouvir. Como a cobra , as suas palavras e suas palavras não têm entrada sobre coisa tão feia não deve ser permitido aos ouvidos de um homem. Eles, então, não deve de forma alguma em seu ouvido, que não deve ouvir coisas boas.
5) Seus olhos devem olhar para qualquer coisa feia. No entanto, deve sempre estar aberto a observar os doentes e lhes mostrar misericórdia. Ele deve de modo algum fechar os olhos quando vê o sofrimento dos pobres, mas dá muita atenção à sua situação como pode, e despertar a piedade do céu e os homens sobre eles.Deve ser muito longe do mal, como o olho celestial está sempre aberta imediatamente a boa aparência.
6) Quanto ao seu nariz, ele não deve ser mais bravo também. Mas deve haver qualquer momento de vitalidade, boa vontade e muita paciência, mesmo para aqueles que não são merecedores. É desejo deve a qualquer momento para realizar os desejos de qualquer um, atendendo a todas as solicitações, e renovar a cada doente. De seu nariz, ele deveria dar o perdão do pecado e do perdão da iniqüidade. Ele não deve estar zangado com aqueles que os ofendem, mas ele deve sempre estar disposto a ser aplacada e desejo de agradar a todos ao mostrar bondade.
7) Seu rosto deve brilhar constantemente, de modo a acomodar todas as pessoas com boa expressão. Porque, sob a Coroa Suprema, declarou: "À luz da expressão do rei é a vida. "Nem o ensaio nem o vermelho não existe. Então a luz do rosto também não deve encontrar onde a alegria e bom humor, e sem causa deve ser capaz de interromper isso.
8) Sua boca não produzir, bem como, suas palavras devem ser constantemente Torá eo cumprimento de boa vontade. Nunca deve conduzir a uma coisa feia, não uma maldição, nem raiva, nem de uma conversa frívola, da sua boca. Dela devem olhar para boca Celestial nunca está fechada, e fala da propriedade a qualquer momento. Ele deve falar bem de tudo e fazer constantemente a sua bondade e palavras de bênção.
Olha, aqui estão oito boas qualidades, todos sob a bandeira da humildade, que são todos nos mundos superiores da coroa entre as Supremas deputados.Quando um homem quer se aproximar dos mundos superiores para ele e fontes abertas, como bênção celestial sobre os que estão abaixo, é necessário ser muito versado nestes dois capítulos.
Claro, nós sabemos que é impossível de se comportar de forma contínua, obedecendo a essas qualidades, porque há outras qualidades que um homem deve ser bem pago, ou seja, os níveis mais baixos de poder, como será explicado.Mas há dias em que os poderes não estão funcionando e quando os homens não precisam delas, naqueles dias, o reino da Coroa, ou é um momento em que a coroa é necessária. Por isso, é necessário usar todas as qualidades que mencionei. Outras qualidades, porém, ao mesmo tempo exigido para o serviço divino em tempo hábil, não são necessários porque eles são cancelados em função da Coroa. Assim, um homem também não deve usar essas qualidades em bruto. Um Shabat, por exemplo, quando o mundo está amaciada, de acordo com o prazer secreto, e que os tribunais não se senta para julgamento no sábado, então ele deve usar essas qualidades, de modo a abrir o Alto fontes.
Pois se as suas orações para um homem direciona seus pensamentos em direção à luz da Coroa comportando contrariamente a eles em suas ações, a Fonte da Coroa pode abrir desde rebrota por suas ações? Se a coroa não pode invocar Sephiroth Supremas dos poderes do Juízo ira santa santo, como a Coroa poderia satisfazer a sua luz sobre o homem que se transforma em raiva fora, mesmo que seja para a salvação do céu? Especialmente se ele tenta ativar uma das séries mais avançadas, que diz: "Como este é presunçoso! À luz da Coroa não é revelado em nós, porque da nossa decisão puro e santo, mas ele chama de sua revelação através de sua raiva e fazendo ações feio. "Por isso o homem deve definir sua mente em todas essas qualidades durante os feriados, sábado, o dia da expiação, e orar e estudar a Torá, porque não são períodos de poderes divinos, mas os momentos para revelar a Vontade Superior. Em outras ocasiões, ele deverá recorrer a outras qualidades ao serviço do Senhor, mas não ultrajante, porque não existem momentos em que deveria controlar o homem, exceto para o seu mal, como nós explicá-lo. Então, se ele usa essas qualidades, ele estará confiante e seguro como fontes superior serão abertas. Por conseguinte, é necessário que cada homem se torne acostumado a essas qualidades de forma gradual. Qualidade ele deve fazer a sua amante é a de humildade, porque é a chave para todos os outros, porque ela é dona de tudo, o primeiro aspecto da Coroa, sob o qual todos contido.
Veja, a humildade significa essencialmente que o homem não encontra nada de valor em si, mas se vê como nada. Como se as palavras humildes, "O que estamos reclamando que contra nós? "Mesmo os próprios olhos que ele é o menor das criaturas e extremamente vil e repugnante. Então, quando ele se esforça constantemente para desenvolvê-la, todas as outras boas qualidades seguir. Porque a qualidade da Coroa deve ser considerado como nada perante ele, de quem emana. Assim, um homem também deve ser considerado como nada e não-existência como muito melhor do que a existência. Como resultado disso, ele irá se comportar para com os que ofendem, como se eles estivessem certos e como se ele fosse o culpado. E isso fará com que a aquisição de boas qualidades.
Agora eu encontrei um remédio pelo qual um homem pode se acostumar com essas coisas de forma gradual, para que ele possa ser curado de orgulho e mal entra as portas da humildade. Essa unção é feita de três balms. A primeira é se acostumar a fugir a honra, tanto quanto possível, pois permite-lhe homenagens que são feitas se acostumar a estas questões de orgulho e personagem irá encontrar satisfação e ele vai achar difícil curar. A segunda é que ele deve levar seus pensamentos para avaliar o seu próprio valor, dizendo: "Não importa se as pessoas não sabem como eu sou desprezível, eu não me conheço que tenho em todas as coisas desprezíveis ? "Ou a falta de conhecimento, falta de energia, a vergonha e nojo de comer, e assim por diante, até que se torne desprezível a seus próprios olhos. A terceira é que pensa constantemente dos seus pecados, buscando a pureza ea repreensão eo sofrimento. E ele deveria dizer: "Quais são os melhores do mundo em sofrimento, que não me distrair de servir a Deus? "Não há melhor do que ser insultado, escarnecido e desprezado. Porque eles não vão retirar a sua força e não vai ficar doente. Não mais do que o seu alimento, suas roupas não são removidos dele ou de sua vida ou a vida de seu filho. Se ele quiser, dizendo: "Por que eu deveria lamentar rápida e coberta com lona e flagelação, que abateu a minha força a serviço de Deus? É muito melhor sofrer o desprezo e insultos dos homens, a minha força não me deixa nem está enfraquecido. "Dessa forma, quando os insultos são lançados para ele, ele vai se alegrar com eles e, pelo contrário, os desejos. Desses três ingredientes, ele deve chamar uma unção para o coração e se acostumar a ele toda a sua vida.
Eu também encontrei uma boa droga, embora menos eficaz que o outro. É que o homem deve treinar para fazer duas coisas: em primeiro lugar, para honrar todas as criaturas, em que reconhece a natureza exaltada do Criador em sua sabedoria criou o homem. E é a mesma para todas as criaturas, que são a sabedoria do Criador neles. Ele deve ver por si mesmo e que deve ser honrado pelo Criador de tudo, o sábio exaltado que lidam com eles, e se, Deus me livre, erro do homem, afeta o honrar o seu Criador. Isto é como um artífice sábio que criou um prato com grande habilidade e homens mostra, um dos quais fala em pouco e faz um escárnio. Ó, como raiva será sensato ignorar a obra de suas mãos, através da qual a sabedoria é desprezado. Também é mau aos olhos do Santo, bendito seja, a desprezar qualquer de Suas criaturas. Assim está escrito: "Suas obras são muitas," e não "Big" rabbu mas, expressão Betho Rabha, isto é muito importante.Você fez tudo em sabedoria e porque sua sabedoria é que lhes são inerentes, importante e grande são as tuas obras. É justo que um homem vê neles a sabedoria, não faz com que seja desprezado. Segundo, para estender o amor de seus companheiros no seu coração, e até mesmo o amor os bandidos como se fossem irmãos e mais, até que o amor de seus companheiros está firmemente enraizada em seu coração. Ele deve amar até mesmo os bandidos em seu coração, dizendo: "Se eles estavam corretos, retornando em arrependimento, eles são grandes homens, aceitável para o Onipresente, como qualquer amante de Israel disseram:" Se todos os homens do Senhor eram profetas. "Como ele pode amá-los? Lembrando as boas qualidades que possuem, cobrindo os seus defeitos e se recusa a olhar para os seus erros e apenas suas boas qualidades.Ele tinha a dizer: "Se fosse repugnante mendigo rico, oh, como eu ficaria feliz com ele, como me congratulo com a companhia de outros. Mas foram os outros ornamentos, haveria uma diferença entre ele e seu superior, por sua honra deveria ser menos em meus olhos? Eis que os olhos de Deus, é superior a mim, porque ele é condenado pelo sofrimento e pobreza e lavados do pecado, por que alguém deve odiar o Santo, Bendito seja Ele o ama? "Desta forma, o coração de um homem se transforma em bem e ele se acostuma a pensar em todas as boas qualidades que nós mencionamos.


Leia a Segunda parte deste artigo: A Palmeira de Deborah [2] .

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