segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Palmeira de Deborah [2]


Por Moisés Cordovero
Capítulo III: Como ter a sabedoria?
Como poderia um homem tem que treiná-lo na qualidade de Sabedoria? Veja, a Sabedoria Suprema, embora escondido e muito exaltado, é comum a todas as criaturas. A esse respeito, é dito: "Ó quantas são as tuas obras, ó Senhor! Em sabedoria fizeste todas elas.

" Assim, é também conveniente que a sabedoria do homem está pronto para beneficiar a todos.

 Deve ser um professor efetivo de casas, cada um segundo as suas competências, que influenciam a todos o quanto ele não pode impedir de qualquer forma.
Veja, a Sabedoria tem duas faces. A maior face voltada para a Coroa, não olhe para baixo, mas recebe topo. A segunda face, abaixo, virado para baixo para controlar o sephiroth dentro de sua sabedoria. Assim, o homem também deve ter duas faces: a de sua solidão com o seu Criador, a fim de acrescentar à sua sabedoria que o Santo, Bendito seja Ele, que foi derramado sobre ele. E assim como Sabedoria derrama Sephirah em cada um segundo sua capacidade e suas necessidades, ele deve derramar em cada homem, de acordo com as dimensões de sua mente, ele pode carregar, e um que lhe corresponde e que é conveniente.Ele deve ser cuidadoso para não dar mais do que o espírito do recipiente pode conter, de modo nenhum dano, vai acontecer, porque a Sephirah maior não adiciona ao montante determinado pelos limites do destinatário.
Além disso, é a natureza da sabedoria preencher tudo o que existe, porque se pensa que tudo eis que as criaturas. Em Sabedoria, ele diz: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos". E está escrito: "Mas que ele imagine que significa que é proibido não é um pária para ele". E diz mais: "Pois eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de pensamentos do mal, para vos dar um futuro e uma esperança". Assim, também é necessário que um homem tinha os olhos abertos para ajudar os filhos de Israel em seu caminho, e que seus pensamentos estão dirigidos para a reconciliação daqueles que se extraviaram, e pensar bem de elas. Assim como o Espírito acho nada que irá beneficiar todas as coisas existentes, o homem também deve estar preocupado com a melhoria da sorte dos seus amigos. E ele deve ter um bom conselho de Deus e Seu povo, os indivíduos e da comunidade na sua totalidade, e levar no caminho certo aqueles que se afastaram da trilha. E ele deve pensar e ponderar a liderança e encorajar o caminho bom e direito, como pensar Supremo, que é executado corretamente homem sublime.
Além disso, a sabedoria preserva a vida de todas as coisas, como está escrito: "A sabedoria preserva a vida de quem o possui". Assim, ele deve, também, ensinar a vida a toda a população do mundo e deixar que eles tenham a vida deste mundo e no próximo, e fornecer os meios para viver. Em suma, ele deve trazer a vida a fluir para todos.
Além disso, a Sabedoria é o pai de todas as coisas criadas. Como está escrito: 'Ó quantas são as tuas obras, ó Senhor! Com a sabedoria de ter feito todos eles. "Eles vivem e existem por essa fonte. Assim, deve também ser o pai de todas as criaturas do Santo, bendito seja Ele, e Israel em particular, porque é a almas santas que emanam a partir dessa fonte. E deve sempre orar por misericórdia e bênção do mundo, assim como o Pai tem misericórdia supremo de todas as Suas criaturas. E deve sempre rezar para o alívio do sofrimento, como se fossem seus filhos que sofrem, como se tivesse criado. Para tal é a vontade do Uno, bendito seja. Como o fiel pastor disse, 'eu concebi esse povo? Você deve me dizer isto: eles carregam em seu peito? " Da mesma forma, deve trazer todas as pessoas de Deus como um pai de enfermagem leva a criança sugar. Deve recolherá os cordeirinhos nos braços e levá-los no seu seio e suavemente levam aqueles que dão a alimentação. Ele deve pensar sobre aqueles que são cortados, procure aqueles que são jovens, curar os quebrantados, para alimentar aqueles que estão imóveis, restaurar os perdidos. Ele deveria ter misericórdia de Israel e apoiar o seu peso com bom humor, assim como o Pai Misericordioso sublime carregá-los todos. Também não deve estar cansado, nem esconder, nem se guia cansados ​​cada um segundo suas necessidades. Estas são as qualidades da sabedoria, o pai misericordioso para com seus filhos.
Além disso, a sua misericórdia a todas as criaturas, não desprezar ou destruir qualquer um deles. Para a Sabedoria Celestial é estendida a todas as coisas criadas:, minerais plantas, animais e seres humanos. Essa é a razão para desprezar o alimento. Desta forma, pena que o homem deve ser estendida a todas as obras do Beato, assim como o Supremo nada desprezam a sabedoria de criar, porque eles são todos criados a partir desta fonte, como está escrito: "Com sabedoria, você ter feito todos eles. " É por isso que Nosso Santo Mestre foi punido por sua incapacidade de ter pena do bezerro, que tentou esconder perto dele, dizendo-lhe: "Vai, porque você foi criado. Assim, o sofrimento, oriundo do aspecto do julgamento veio sobre ele, como atos de misericórdia como um escudo diante do Juízo Final. E quando ele teve pena da weasel, dizendo: "Está escrito:" e as suas misericórdias são sobre todas as Suas obras ". "Ele foi emitido o Acórdão, porque ele tinha trazido com ele a luz da sabedoria e do sofrimento foram removidas. Desta forma, ele deveria desprezar qualquer coisa criada, porque eles foram todos criados com a Sabedoria. Não se deve arrancar o que cresce, a menos que tal seja necessário, nem matar uma coisa viva, a menos que seja necessário. E ele deve escolher uma boa morte para eles, com uma faca, que foi cuidadosamente examinado. Tenha piedade de todas as coisas e não prejudicá-los depende da sabedoria, a menos que seja para criá-los para além do vegetal para animal e de animais para seres humanos. Pois então, é permitido arrancar a planta e matar a fera, para obter o mérito e demérito.
Capítulo IV: Noções básicas sobre como adquirir?
Como poderia um homem ele treinou para adquirir a qualidade de compreensão?É adquirida pela viragem na arrependimento perfeito, que é mais importante que qualquer coisa, porque ele corrige cada defeito. Assim como é a função do entendimento de todos os juízos amaciar e neutralizar sua amargura para que o homem pode se arrepender e corrigir cada defeito? Quem pensa que todos os seus dias em arrependimento traz o Supremo Entendimento para iluminar toda a sua vida para que todos os seus dias estão em arrependimento, que deve ser incluído no entendimento de que é o arrependimento, e os dias de sua vida será coroada pela segredo sublime do Arrependimento.
Observe o seguinte: Como o Arrependimento contém a raiz de todas as coisas, como o segredo do Jubileu. E ver a raiz do segredo por aqueles que estão fora do rio Dinur, incluídos na sagrada de acordo com o segredo dos Poderes, está lá e está se espalhando e é chamado de "a propagação da cólera de Deus." Mas de acordo com o segredo de "O Senhor sentiu o sabor doce, que é ampla difusão de volta à sua fonte de modo que as decisões sejam suavizadas, e do Senhor se arrependeu do mal. Assim, o homem carrega o segredo no segredo de seu arrependimento. Porque uma vez que você não diz que o arrependimento só é bom para a parte do homem santo, mas também para a parte do mal que é amaciado no caminho do que qualidade.
Saiba que Caim estava errado eo serpente , ainda foi dito: Se você fizer bem, pode não ser levantada. " Não pense que não há esperança para você, porque você pertence para o lado errado. Errado. Olha, se você fizer assim, você pode t'enraciner do Arrependimento em segredo, para tirar deste lugar, como o segredo de bem enraizados nela. Porque a raiz de cada amargura Supremo é macio e pode ser inserido através da raiz para ficar bom. Por conseguinte, o homem se transforma seus próprios actos mal em bem, para que seus pecados intencionais se tornam bons atos. Para ver, os atos do pecador culpado, que estavam perseguindo o lado esquerdo. Quando voltou, em arrependimento perfeito, ele trouxe estes actos e está enraizada acima. Agora todos os perseguidores não são aniquilados, mas tornam-se melhor e enraizada na santa, como foi dito a Caim que ele poderia ser bom. Olha, se Caim tivesse se arrependido e corrigiu o seu pecado, o pecado de Adão, pelo qual Caim (ninho impuro) nasceu, teria sido contado por mérito, como o segredo de "o filho traz mérito o pai. " No entanto, ele não quer se arrepender. Portanto, o lado esquerdo inteiro começa a comida de lá.Mas todos os ramos estão destinados a tornar-se mole e vai ser perfeito novamente. É por isso que deu que o homem está enraizado no segredo do mal e leva-los macios e em boas condições. Portanto, o homem purifica e traz má inclinação na propriedade de modo que se torna arraigada sobre a manutenção.Este é o alto grau de arrependimento que quem o acompanha deve pesar cada dia e arrepender-se, em certa medida a cada dia para que todos os seus dias são passados ​​na arrependimento.
Capítulo V: Como adquirir o bem?
Como uma casa que ele pudesse treinar para adquirir a qualidade de bondade? A principal via pela qual o homem pode entrar a bondade segredo é amar a Deus com amor perfeito, sem abrir mão de seu serviço por algum motivo esta noite, porque nada de valor para ele que se n é o amor da Santíssima. Portanto, ele deve primeiramente cumprir com as exigências de Deus e servir o resto do tempo pode ser para outras necessidades.
Esse amor deve ser firmemente ancorada no coração da propriedade que recebe das mãos do Santo, bendito seja ele, ou recebe de sofrimento ou reprimendas.Esses também devem ser consideradas como marcas do amor de Deus. Assim está escrito: "Fiéis são as feridas de um amigo". Assim está escrito: 'Com todo o seu poder ", os rabinos explicam que," Por qualquer medida, medida que por si, "de modo a incluir todas as medidas previstas Bondade. Será encontrado o segredo do sentido da vida vai Soberania, mas mesmo quando actuam no julgamento de Soberania, que está ligada à bondade. Em Tiḳḳunim, explicou: "Quem é santo? "Aquele que é bondade e seu Criador. Para tanto os atos de bondade que o homem leva no submundo, não deve ser destinado a melhorar os mundos superiores, da mesma forma, e este é o significado de bondade para com seu Criador. Por conseguinte, é necessário conhecer os tipos de benevolência praticada entre homens, ele deve fazer tudo em nome do seu Criador nos mundos superiores ao ser atingido se a qualidade da Bondade.Assim, nós declaramos que os tipos de atenção são: primeiro, quando um homem nasce, é necessário fornecer o alimento. O homem deve ter em mente o seguinte.Quando a compreensão da beleza gera e ela passa a ser trabalho árduo por causa da aparência do Juízo, em seguida, beleza é sua saída do poder e seu nascimento é com dificuldade. É necessário que o homem para colocar as coisas na medida do possível, de modo que o nascimento da beleza é para a direita, para que a criança nasce sem defeitos.
Como costumamos dizer: "E faz com que a justiça como a luz, ó Deus santo ', isto é para dizer que beleza deve emergir para a luz, que é o direito, e será, portanto, ser santo e separado Powers. Ele está incluído na proposta, com os atos que executa, o link constantemente Bondade, e criar um entendimento no sentido de bondade, ea criança vai nascer bem formado e cheio de vitalidade .
Praticamente todos os proibição da Torá está incluído neste, que os poderes não agita o poder de severas críticas, Deus me livre, o nascimento será um parto difícil.
Segundo, para circuncidar o menino: isto é, respeitar as regras da circuncisão de forma correta, circuncidar o prepúcio ea pele ligados à Fundação. E deve processar aqueles que causam um novo prepúcio e trazê-los arrependimento, de modo que circuncidar o prepúcio do seu coração, ele permite que o sublime Basta não ter um prepúcio e ficar firme, e corrige todas as coisas que causam um prepúcio. É por isso que Phineas Sacerdócio merecida quando circuncidados os prepúcios dos israelitas, porque a bondade de seu Criador, como os segredos da circuncisão, circuncidar o prepúcio da Fundação, eo resultado que ele merecia benevolência. A partir disso, podem ser ensinadas todas as outras qualidades da bondade.
Em terceiro lugar, visitar os doentes e curá-los. Porque é sabido que a Shekinah é apaixonado pela União, como está escrito: "Estou apaixonado. "O remédio está nas mãos do homem que pode trazer um bom remédio que precisam, como está escrito:" Veja-me com iguarias, apoiar-me com maçãs ". O segredo é explicado em Tiḳḳunim ashishoth, ou seja, as coisas aglutinante Soberania "[o homem] é ish ishah a Bondade '[a mulher] é o poder, eles são os dois braços e as ele é suportado. E quem apoia o paciente e sua doença. Em segundo lugar, "apoiar-me com maçãs", significado da relação entre a resistência ea majestade, porque há apoio quando ele é branco e vermelho, como as maçãs cujas cores se misturam, ao lado da Bondade . E é necessário para visitar a sua alma e pedir para levar comida e bebida do Flot sublime que ela se abstém porque sua alma está doente por causa da miséria de Israel, como é para os pacientes o mundo material.Assim, é necessário fazê-lo em nome da Supremas Enfermos. Porque ela está doente, como já dissemos. Ele está doente e porque ele se move do seu lugar para passear depois de ter neste mundo. Assim está escrito: "Como um pássaro que se aventura fora do seu ninho, assim é o homem que se aventura fora do seu lugar". Ele espera e jura que ele não retornará ao seu lugar como ele não trazer de volta seu lugar [it]. Portanto, ele também foi ferido pelas nossas transgressões. Ele foi esmagado (Sua própria vontade) para as nossas iniqüidades. " A solução dos dois está em nossas mãos. É bom para visitá-los e atender suas necessidades por meio do estudo da Torá e observando os seus preceitos.
Em quarto lugar, fazer caridade aos pobres, semelhante ao da Fundação e da Soberania caridade [é uma virtude que permite que o fluxo flua Yesod Malkuth.Além disso, estes dois Sephirah, baixo, são considerados "medíocres"]. Tiḳḳunim explicar o tipo de caridade que eles sejam adequados, ou seja, para realizar noventa amém Kedushoth por uma centena de bênçãos e cinco livros de Moisés a cada dia. Além disso, de acordo com esta habilidade, todos devem levar o amor de beleza para estes pobres e fornecer-lhes os rabiscos de todas as outras Sephiroth , o feixe esquecido, como o segredo do pacote Celestial, que é o entendimento, e os cantos da Soberania do próprio campo, pois este é o canto do campo em relação à outras qualidades. Está escrito: "Para os pobres e no exterior você pode deixá-los ', porque beleza é mesmo um estrangeiro para baixo com a soberania, por isso é necessário para realizar essas Tiḳḳunim em seu nome. Então, também, considerar o dízimo para os pobres, elevar a Soberania, que é 'dízimo' à Fundação, que é chamado de 'pobres' e se liga à beleza, ele daria o dízimo para a no exterior, e como Tiḳḳunim estão incluídas nesta!
Em quinto lugar, para acomodar os convidados, incluindo A Bela ea Fundação, para dar-lhes uma casa de hóspedes, onde eles podem descansar, que é a Soberania. Para porque eles são viajantes, de acordo com o segredo do exílio, buscando o seu serviço, é necessário levá-los lá. De acordo com o que está declarado no Zohar, esta boa ação é feita por aqueles que "percorrer a mostra, disse," ou seja, aqueles que se divorciam sua casa para estudar a Torá. Para eles, os convidados se empanturram com as necessidades da Soberania. Em outro aspecto, que une a beleza com a soberania através da criação de um lugar definido para sua Torá significa que beleza leva para sua casa com a soberania, e isto é explicado em Tiḳḳunim. É necessário preparar os alimentos e bebidas para os clientes e acompanhá-los em seu caminho. Ou seja, é necessário para trazer beleza e da Fundação para o Soberania, e fornecer-lhes alimentos, em analogia ao 'Eu vim ao meu jardim, eu comi minhas prateleiras de mel com o meu mel ", ou seja, o fluxo adequado à Providência na Terra que vem de" soft power ". E para tornar as suas bebidas, em analogia com "Eu bebi o meu vinho e leite", ou seja, o fluxo no interior do vinho é armazenado e, como o segredo de leite adoçado, de vincular a Soberania beleza, Jacó a Raquel, e de energia no Endurance ou a majestade, porque esta é explicada em Shepherds Santos. Quanto ao apoio, isso significa que ele traz a sua alma e com eles, como o padrão sublime para acompanhá-los. Além disso, para levar outros com eles Sephiroth dar-lhes um bom retorno, e muitas coisas estão incluídas neste Tikun . Em suma, ele deveria tentar fazer estas coisas para chegar ao objetivo comum a sua intenção deve ser sinais referidos, e com medo, então a certeza de que essas coisas vão afectar a maior do mundo como ele é um especialista nos segredos. E como é bom expressar aos sinais de sua intenção ao realizar o ato a ser feito. "Em sua boca e no teu coração para fazer isso."
Em sexto lugar, lidar com os mortos-vivos. É muito difícil ver como isso pode ser aplicado ao Mundo Superior. Para um dos Sephiroth esconderijo e refúgio para o seu local de ocultação acima. É necessário adaptar-se e lavar todos os resquícios do pecado, e se vestir de branco, a purificação do Sephiroth no calor trazido pela luz incandescente de uma boa ação para o aumento, de acordo com o segredo unidade para o link acima. E usá-los no ombro, de acordo com o segredo da elevação de Sephiroth, um por um, até que sejam içadas acima do ombro, que é onde começa o braço juntar ao corpo, e até mesmo maior do que é o segredo oculto do qual não é o entendimento. E no enterro secreto, ele deve concentrar-se neste verso: "E o sepultou no vale," que é traduzido como "com os treze atributos de compaixão, que brota da Coroa, de acordo seus diferentes aspectos, quando virado para baixo para ter piedade daqueles que estão lá. E, portanto, o Éden para cima e enterrou sublime, cujo nome é Sabedoria da Coroa. Isto exige uma grande consideração.
Em sétimo lugar, trazendo a mulher sob a copa união. Neste estão incluídos todos os atos do sindicato. Para todas as orações e as fusões são consistentes com o segredo de trazer a noiva sob o dossel, e esta função é realizada principalmente na oração de acordo com seus graus diversos, um acima do outro, os sacrifícios, o salmos , orações recitadas por sessão, que inclui a Sema e suas bênçãos, então recitada a oração, subindo, e outras Tiḳḳunim abaixo. Todos esses são atos de bondade para com o noivo e da noiva, para tornar-se consciente das suas necessidades e as condições de sua união.
Em oitavo lugar, fazer a paz entre o homem e seu vizinho, ou seja, A Bela ea Fundação. Porque no momento em que eles estão separados uns dos outros e é necessário para refinar e ajustá-los até que eles são semelhantes e unidos no amor e na amizade. Isto é conseguido pela retidão de uma boa ação. Porque quando a fundação voltada para a esquerda ea direita a beleza, eles são opostos um ao outro, até que a Fundação também olha para a direita. E então, Deus me livre, não é a falta de pecado no mundo, então há um ódio entre eles, e não há nenhuma unidade ou a relação entre o Sephiroth. Desta forma, também, uma vez que os outros pares de Sephiroth que são direita e esquerda, ou seja, sabedoria e entendimento, ou bondade e poder, e resistência e majestade, é necessário levá-los a paz. Ou seja, fazer a paz entre o homem eo seu próximo. Assim, também, fazer a paz entre o homem ea mulher, isto é, a fundação estabeleceu entre Beleza e Soberania. Todos os atos são semelhantes atos pacíficos de bondade em nome dos Mundos Superiores.
Capítulo VI: Como adquirir o Poder?
Como poderia um homem de formação para adquirir o status de poder? Saiba que qualquer ação que estimula a má inclinação agitado poderes fortes. Assim, o homem não deve excitar a inclinação do mal, de modo a não despertar os Poderes. A razão é que o homem é criado com duas inclinações, boas e ruins: uma pertence a bondade, o outro pelo poder. No entanto, no Zohar, na primeira seção do Gênesis , afirma que a boa inclinação foi criado para a salvação do próprio homem, a inclinação má para a salvação de sua esposa. Veja como as suas palavras são doces. Contemplar a beleza, qualidade, compassivo, vira à direita e tudo é realizado com o Direito, a boa inclinação. Mas a fêmea [quero dizer aqui a Sephira de potência], é a esquerda eo leva para [ele] é com o Poder.Assim, é conveniente não agitar a inclinação má, para a salvação do homem, porque ele mexeu com o poder do homem, e superno e destruiu o mundo. Assim, cada excitação do homem para o poder ea inclinação do mal é um defeito do homem celestial. A partir daqui você pode ver a feiúra da ira e seus companheiros, porque faz com que a prevalência de alta potência.
Na verdade, a má inclinação deve ser vinculado e amarrado para que desencoraja qualquer ato corporal de qualquer espécie, nem o desejo de convivência, nem o desejo por dinheiro, nem o relação à raiva, nem em relação a honra de qualquer maneira. No entanto, para a salvação das mulheres, ele deve agitar suavemente sua inclinação para o mal Poderes macio para fornecer vestuário e uma casa, por exemplo. E ele deve dizer: «No fornecedora de roupas, eu parry Shekinah", porque a Shekinah é adornado com o entendimento de que é o poder (porque inclui todos os poderes e eles são suavizados em sua misericórdia abundante.) Portanto, todas as necessidades do agregado familiar são Tiḳḳunim da Shekinah, que é amenizada pela inclinação ruim, que foi criado para fazer a vontade do seu Criador e para nenhum outro propósito.
Portanto, um homem não deve ter a intenção de tomar qualquer tipo de prazer a inclinação má, mas quando sua esposa aparece diante dele na sua beleza em uma bela casa, ele deve pretendem contrariar a Shekinah, porque é adornado por Powers bem da esquerda, onde estão as riquezas e honra. Por esta razão, ele deve apertar a sua inclinação mau para amar e então teria destina-se a agitar a esquerda para entrar em contacto, como o segredo: "Seu braço esquerdo está sob minha cabeça" (como ela não coloque imediatamente, exceto em relação à esquerda). E então, "seu braço direito me abraça", ele deve ter a intenção de aliviar todos aqueles com a inclinação Tiḳḳunim bom, e realmente realizar o Tikun para ela fazê-la feliz, cumprindo o mandamento divino de Olá a União Suprema.Eis que, dessa forma ele amolece todas as suas decisões e realizar Tiḳḳunim com a direita. Esse método se aplica a todos os desejos que derivam do ângulo ruim. Estes devem ser firmemente orientada para o benefício da mulher que Deus escolheu para ser uma reunião de uma ajuda, e depois disso, ele deve transformá-los todos para o serviço de Deus, para ligá-los para a direita.
Leia a Terceira parte deste artigo: A Palmeira de Deborah [3]


Leia o início deste artigo: A Palmeira de Deborah [1]

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